O CIDADÃO ILUSTRE

Dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn o longa conta a história de Daniel Mantovani (Oscar Martínez), escritor, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Após 3 décadas de exílio na Europa, retornar a sua cidade natal para uma homenagem.

A cidade de Salas, Argentina, é o cenário do regresso a paisagem, encontros com velhos amigos, um antigo amor e cenas pitorescas que fizeram parte de um passado que embora tenha inspirado seus escritos, Daniel fugiu por anos.

O entusiasmo da pequena cidade com o retorno do seu cidadão ilustre passa por uma transformação ao longo do filme. Conforme o escritor expressa sua opinião crítica que choca muitos habitantes o longa desenrola uma série de acontecimentos, ameaças, intrigas e muita pressão, porém o protagonista mantém-se firme com suas convicções.

Uma história bem contada, com inteligência, humor que garante boas risadas e um ótimo final, enfim aquele combo de entretenimento que sempre desejamos ver.

Não vou me prolongar contanto todo roteiro, veja você mesmo!
É uma ótima pedida, vale muito a pena ir ao cinema!

Prêmios

A estreia mundial foi no último Festival de Veneza, onde Oscar Martínez (Relatos Selvagens e Ninho Vazio) saiu premiado como Melhor Ator. O filme foi o escolhido para representar a Argentina no Oscar 2016 e percorreu os principais Festivais do Mundo, recentemente levou o Goya de Melhor Filme Ibero Americano.
Maior bilheteria argentina de 2016.

Ficha Técnica

Título original: El Ciudadano Ilustre
Direção: Gastón Duprat e Mariano Cohn
Roteiro: Andrés Duprat
Elenco: Oscar Martínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio
Ano: 2016
País: Argentina e Espanha
Duração: 118 min.
Distribuição: Cineart Filmes