UNA

 

Sinopse: Baseado na peça “Blackbird”, escrita por David Harrower, UNA conta a história de Ray (Ben Mendelsohn) e Una (Rooney Mara), um casal que já teve um complicado relacionamento quando ela tinha apenas 12 anos. Quinze anos depois, eles se reencontram e Ray é confrontado com o passado quando ela chega sem avisar em seu escritório buscando respostas sobre o abuso que sofreu. Ray fez uma nova vida para ele, mas com esse inesperado reencontro, os dois vão precisar revisitar sua relação, que trará memórias enterradas e desejos inconfessáveis, além de escavar um inabalável amor danificado.

Sobre o filme

Sabe quando você fica com uma situação entalada na garganta? Talvez nunca tenha ouvido relacionar essa expressão com um filme, porém foi assim que fiquei ao final da exibição. Não consegui digerir. Pensei muito sobre o que escrever.

Para entender como me senti, vou começar comentando a sinopse que diz: “história de Ray (Ben Mendelsohn) e Una (Rooney Mara), um casal que já teve um complicado relacionamento quando ela tinha apenas 12 anos”
Um homem com trinta e tantos anos não tem um “relacionamento” com uma criança de 12anos, ele comete um crime contra uma criança de 12 anos.
A descrição também diz que eles irão “escavar um inabalável amor danificado”, acredito que faltou a consulta de um psicólogo que esclareceria que esta não é a definição para a ligação entre vítima de abuso e o seu agressor.
Muitas vezes, os pedófilos quando confrontados procuram minimizar suas ações, afirmam que os atos são de valor educativo, que a criança precisava de atenção ou que a criança foi provocativa e encorajou os atos”, explicou a neuropsicóloga Camila Luisi.
No longa a explicação é que a menina provocou a situação.

Com a análise da sinopse já deu para ter uma ideia do que se trata e qual a abordagem.
O longa começa com Una procurando por Ryan, após 15 anos do delito.
Ele cumpriu pena, mudou de nome, refez sua vida, casou-se e tem um emprego onde é respeitado. O típico “homem de bem”.

Ela mora na mesma casa, seus vizinhos olham-na como culpada desde o ocorrido. Na primeira cena a protagonista está na balada e sai com um rapaz. Esses são os perfis retratados.
Opinião é algo pessoal, porém das pessoas que conheço e que assistiram, ninguém defendeu o longa.
O filme está em alguns cinemas. Assista e tire suas conclusões.

 

Ficha Técnica

Título Original: Una
Ano: 2016
Duração: 94 minutos
Direção: Benedict Andrews
Roteiro: David Harrower – Baseado em na peça “Blackbird”
Elenco: Rooney Mara, Ben Mendelsohn, Riz Ahmed
Distribuição: Mares Filmes
Países: Inglaterra, EUA, Canadá
Gênero: Drama