Participe do BrLab – programação para desenvolvimento de filmes

Evento gratuito que começa dia 21 de novembro

Abertas ao público e totalmente gratuitas, serão realizadas 8 mesas de debate com experientes roteiristas, realizadores e pensadores. Os encontros compõem a programação da 6ª Edição do BrPlot, com atividades voltadas para roteiristas e realizada em parceria com a ABRA, com curadoria de Fabiane Leite, Mariana Paiva e Otavio Chamorro; e da 4ª Edição do Reach, nosso encontro sobre questões de audiência e distribuição, com curadoria de Rafael Sampaio e Talita Arruda. Todas as atividades serão presenciais e acontecerão em São Paulo, durante o 12º BrLab.

Para assistir as atividades presencialmente, é preciso se inscrever pelos links indicados no site do BrLab. Quem não puder participar de nossos encontros e quiser acompanhar pelo YouTube, pode se inscrever também pelo site para receber o aviso e o link da transmissão.

Confira a programação

Segunda-feira – 21/11/2022

Mesa de Abertura
Narrativas Decoloniais: Histórias e Audiências, com Ailton Krenak, Everlane de Moraes, Laís Bodanzky, Sébastien Onomo e mediação de Michel Carvalho.
BrPlot e Reach – 19h30 às 21h45, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta

Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Como estimular narrativas que representam diferentes visões ou revisões históricas? Como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria?

Terça-feira – 22/11/2022

O Argumento Cinematográfico: O Espaço da Primeira Impressão, com Xenia Rivery.
BrPlot – 17h-19h, no CPF – SESC-SP

A maioria dos fundos e espaços que possibilitam a entrada no mercado audiovisual baseiam-se na avaliação de outros documentos que não são o roteiro. Por isso, roteiristas e criadores de audiovisual devem exercitar e aprimorar a escrita dos textos e das formas sobre as quais os filmes são avaliados e apresentados. Um desses documentos – talvez o mais importante de todos – é o argumento. O que é um argumento, como se escreve e para que serve? Quais são as falhas mais comuns na escrita e apresentação de argumentos?

Mesa promovida em parceria com a Spcine.

Terça-feira – 22/11/2022

Iana Cossoy Paro Entrevista Eliseo Altunaga.
BrPlot – 19h-21h, no CPF – SESC-SP
A roteirista Iana Cossoy Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições.

Mesa promovida em parceria com o Projeto Paradiso.

Quarta-feira – 23/11/2022

Talentos à Vista: Melhores práticas de seleção e contratação de projetos, com Babi Libânio, Mariana Brasil, Rachel do Valle e mediação de Mariana Paiva.
BrPlot – 17h-19h, no CPF – SESC-SP
Quando qualquer profissional roteirista quer vender o seu trabalho no mercado, uma dúvida que paira na sua cabeça é se o projeto está indo para o player certo. O que será que aquela produtora / canal / plataforma realmente quer? O meu projeto ou meu talento? Será que vale a pena ceder os direitos da minha série? E ter um agente para me representar? Será que estou abordando heads de desenvolvimento da melhor forma? Em um mar de talentos, como as empresas selecionam e retêm as pessoas mais adequadas para o perfil de cada projeto da casa? Como encontrar novos autores em uma vastidão de talentos, garantindo diversidade de vozes e representando a pluralidade da cultura brasileira? Nesta mesa, profissionais de diversos segmentos do mercado trocam experiências para debaterem essas e outras perguntas que aparecem na vida de qualquer roteirista que se lança no mercado, dos iniciantes aos mais experientes.

Quarta-feira, 23/11/2022

Relacionamento Aberto ou Casamento? Boas Práticas para o romance entre roteiristas e produtoras não virar um filme de terror, com Debora Ivanov, Fabiane Leite, Felipe Braga, Mayra Lucas e mediação de Gustavo Gontijo.
BrPlot – 19h-21h, no CPF – SESC-SP
Para criar uma boa história, seja ficcional ou documental, é imprescindível que a pessoa ou o grupo de roteiristas tenha as melhores condições de trabalho, o que envolve uma série de itens que muitas vezes não são plenamente cumpridos por alguns dos players da Indústria Audiovisual. Pegando carona no lançamento do Manual da Abra, que propõe recomendações ao mercado para criar este ambiente favorável para o ofício de autores roteiristas, esta mesa vai reunir representantes de grandes produtoras brasileiras para debater a relação entre roteiristas, produtores e demais entes desta cadeia produtiva, para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final.

Sexta-feira, 25/11/2022

Fora do Eixo: Na era do home office, existe pluralidade regional de roteiristas nas produções do país? com Juliana Colares, Lúcia Tupiassú, Nathalia Cruz, Vinicius Augusto Bozzo e mediação de Carollini Assis.
BrPlot – 17h-19h, no CPF – SESC-SP
O mercado é incessante em falar que quer “ouvir novas vozes”, mas quais movimentos efetivamente têm sido feitos para encontrar talentos fora dos grandes centros, em especial o eixo Rio-São Paulo? Como roteiristas de outros estados e de cidades do interior podem acessar produtoras e plataformas exibidoras, seja apresentando e emplacando projetos pessoais ou sendo contratadas como roteiristas de projetos criados por outros profissionais? Esta mesa reunirá roteiristas que conseguiram furar a bolha, sendo migrantes ou que permaneceram em seus territórios, para debater quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas das várias regiões do Brasil.

Sexta-feira, 25/11/2022

Cabeça de Nêgo: Experiências Inovadoras de Distribuição e Design de Audiências, com Camilla Larsson, Déo Cardoso, Talita Arruda, Patrícia Baía e mediação de Marina Tarabay.
Reach – 17h-19h, no CPF – SESC-SP
 

O filme “Cabeça de Nêgo”, estreia no longa-metragem do cineasta Déo Cardoso, foi eleito melhor filme de 2021 pela Abraccine (Associação Brasileira de Crítica de Cinema) e pela APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte), além de ter sido premiado nos principais festivais e eventos do país. O filme também realizou ações de distribuição de impacto e design de audiência, sendo contemplado pelo Göteborg Film Fund na categoria Distribuição Inovadora. A mesa reunirá o diretor, a produtora, o fundo internacional e a equipe responsável pela distribuição e design de audiência para apresentar os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *