A PROMESSA

Dirigido por Terry George, o filme conta uma história de um triângulo amoroso em 1914, período onde o império turco otomano extermina 1 milhão e 500 mil armênios – um dos maiores e menos conhecidos crimes contra a humanidade.

Michael (Oscar Isaac), deixa sua cidade natal no interior Armênia para estudar medicina em Constantinopla. Ele conhece e se apaixona por Ana (Charlotte Le Bon) que veio da França e tem herança cultural armênia. A jovem tem um relacionamento com o jornalista americano Chris (Christian Bale).

Os conflitos de uma relação amorosa a três são os menores problemas do trio, os turcos otomanos em aliança com a Alemanha começam a atacar impiedosamente o povo armênio.

Uma relação de amor, compaixão, resistência, sobrevivência e cumplicidade envolve essa trama e narra o sofrimento deste genocídio de forma particular.

Acredito que o filme peca por não demostrar a amplitude e grandiosidade deste massacre, o foco foi a cidade do personagem principal, sendo que todo o país padeceu, não só a Armênia, mas os muitos descendentes que viviam – até então em paz – na Turquia.

Mesmo ao retratar apenas uma parte desse sofrimento é possível conhecer um pouco da história mundial.
A trama nos deixa uma lição ao mostrar que existem sentimentos que prevalecem até as rixas amorosas.
Ao contrário de alguns críticos que desprezaram o longa, gostei bastante!

O filme é obrigatório, independente da sua nacionalidade ou descendência.
Está com medo de ser cansativo? Pode comprar seu ingresso, porque é empolgante.
Pegue seu casaco e corra para o cinema.

Ficha técnica

Título original: The Promise
Direção: Terry George (“Hotel Ruanda”)

Elenco: Christian Bale (franquia “Batman – O Cavaleiro das Trevas”); Oscar Isaac (“Star Wars: O Despertar da Força”); Charlotte Le Bon (“A Travessia”); Shohreh Aghdashloo (“Star Trek: Sem Fronteiras”); Angela Sarafyan (série “Westworld”); James Cromwell (“À Espera de um Milagre”);Jean Reno (“Império dos Lobos”)

Música: Chris Cornell
Nacionalidade: EUA, Espanha
Distribuidora: Diamonds Films
Ano: 2016
Tempo: 2h10


Fotos