TOUR POR SANTIAGO – Roteiro, dicas e sugestões de lugares

Por Elisabete Bravo

Atendendo a pedidos resolvi escrever uma sugestão de roteiro por Santiago, um pouco sobre alguns lugares e dar algumas dicas que sempre são bem-vindas quando estamos viajando.

Fiquei hospedada em um apartamento no centro, Rua Huérfanos, 546. Adorei porque embora fosse no centro, não estava completamente no meio do burburinho. O final da Rua (1 quadra) era o Cerro Santa Lucía, vou falar dele daqui a pouco. O bairro chama-se Lastaria.

Com esta localização central consegui circular por vários pontos turísticos a pé e com tranquilidade.

O apartamento que fiquei não era um flat, mas podia solicitar limpeza e troca de roupas de banho e cama sempre que necessário. Ótimo preço. Gostei de tudo e do atendimento. A piscina ficava no ultimo andar e a varanda da cobertura tem uma vista linda da cidade e das Cordilheiras dos Andes.

Fiquei hospedada nesses apartamentos 2 vezes e pretendo ficar novamente quando voltar à Santiago. Segue o site, acertei tudo com a Raquel www.lastarriasuites.cl

Santiago Vista do Mirante do Cerro Santa Lucía

Santiago Vista do Mirante do Cerro Santa Lucía

 

O QUE FAZER EM SANTIAGO?

FREE TOUR POR SANTIAGO

Um bom começo para ter uma ideia geral é fazer o Free Tour por Santiago. É um tour a pé, feito com um guia que explica um pouco da história do Chile e alguns monumentos. Passamos por 15 pontos turísticos e pegamos algumas dicas com o guia. O tour segue num ritmo lento, no meu grupo haviam jovens, idosos e um casal com uma criança no carrinho.  Dura em média 3h30.

O tour em português esta disponível de segunda a segunda, o ponto de partida é na Plaza de Armas, às 10h00.

É só chegar uns 15 minutos antes e procurar os guias de camisa vermelha (escrito Free Tour). Eles ficam na praça bem em frente ao metrô. No final do tour eles pedem uma gorjeta (em espanhol: propina). As gorjetas em Santiago variam de R$25,00 a R$50,00.

Aproveite que chegou no Cerro San Cristóbal (ponto final do tour) e visite a Casa de Pablo Neruda e depois faça um passeio pelo Cerro que tem uma vista linda!

Serviço:
Tel.: (+56 9) 9236 8789
freetoursantiago@hotmail.com
www.freetoursantiago.cl

DICA BRAVONEWS: Existe um tour pelo cemitério e conta toda a história dos direitos humanos no Chile e a ditadura de Pinochet. Ele é indicado para quem gosta de história geral.
Para agendar uma visita guiada entre em contato com a administração do cemitério, eles realizam as explicações e tudo mais. cementerio@cementeriogeneral.cl 
Como chegar? Pegue o metro e desça na estação Cemitérios.

Museu de Belas Artes

Museu de Belas Artes

 

TROCA DA GUARDA

Ir a Santiago e não ver a troca da guarda é inconcebível. A troca acontece em dias intercalados.

Serviço: Palácio La Moneda no centro.
Horário: durante a semana às 10h00 e nos finais de semana 11h00
http://www.ccplm.cl/

DICA BRAVONEWS: Quando você for ver a troca da guarda, olhando de frente para o local da cerimônia, fique na ponta a sua esquerda, na calçada bem próxima ao palácio. Nesse local você verá bem de pertinho a banda e todos os batalhões da guarda entrarem na praça (é o melhor loca para tirar fotos e filmar!). Depois da entrada pode ir para o meio.

DICA BRAVONEWS: Bem pertinho do local da troca da guarda tem o museu do Banco do Chile, fica dentro do banco. Você pode passar para fazer uma visitinha, ver um pouco da “Plata” chilena, umas barrinhas de ouro e ainda colocar sua foto numa nota de peso chileno.

Serviço: Banco do Chile
Aberto de segunda a sexta das 10h00 às 13h00
Rua Augustinas, 1.180
http://www.ccplm.cl/sitio/

SUPER DICA BRAVONEWS: Se você fez o tour na parte da manhã ou assistiu a troca da guarda e esta com a tarde livre, pode aproveitar para conhecer alguns dos museus da cidade, parques ou o Cerro Santa Lucía.

Palacio La Moneda

Palacio La Moneda

 CERRO Santa Lucia

Outra coisa que você não pode deixar de ir é no Cerro Santa Lucía, um refúgio lindo no centro de Santiago.
Em meio o verde deste morro temos uma arquitetura estilo neoclássico (parece um conto de fadas!). O mirante tem uma bela vista para as Cordilheiras dos Andes e para a cidade. Resumindo: Imperdível!
É fácil caminhar no Cerro Santa Lucía, se bater um cansaço tem banquinhos para sentar, é muito agradável e indicado para todas as idades.

Cerro Santa Lucía

Cerro Santa Lucía

 

Santiago: Parque Florestal

Santiago: Parque Florestal

 

Agora que já demos uma geral básica por Santiago, vou falar de alguns passeios:

Valparaíso e Vina Del Mar

Existem “n” empresas que fazem esse passeio. Você também pode ir de ônibus para Valparaíso, faça um tour pela cidade e depois pegue um trem para Viña Del Mar, são alguns minutos de distância. O bom de fazer alguns passeios por conta é poder aproveitar mais as peculiaridades dos locais e de sua gente, ter mais liberdade para as novidades e além disso, o passeio chega a ser até 60% mais barato. Para isso é preciso de um pouco de disposição para andar, se não está no pique vá de agência.

Se você for por conta, tanto em Valparaíso como em Viña del Mar você consegue comprar passeios pelas cidades e para Isla Negra (Vale ir se você for ficar mais de 1 dia, Isla é um pouco distante e você perderá tempo no caminho).

Embora as cidades sejam vizinhas, uma é bem diferente da outra. A portuária Valparaíso pode até assustar algumas pessoas que estão visitando Santiago, mas o pitoresco também tem uma beleza singular, além de ser o melhor lugar para almoçar: bons chefs e bons preço.

Viña Del Mar é mais moderna, a típica cidade de veraneio.

Nas Praias do Chile é possível ver leões marinhos tomando sol. Aproveite para andar na praia e pelo menos molhar os pés no Oceano Pacífico.

Como chegar?
Por conta própria: O ônibus sai do terminal rodoviário, estação central do metrô.
Agência: http://www.lahuentour.cl/ o proprietário da agência de passeios é o Jose Adolfo.

DICA BRAVONEWS:
  Faça o  Free Tour por Valparaíso (funciona como o de Santiago). Tel .: (+56 9) 9236 8789.
freetourvalparaiso@gmail.com
www.freetourvalparaiso.cl

DICA BRAVONEWS:  Quase todas as empresas que fazem esse passeio levam os turistas para almoçar em Vina Del Mar, você pode combinar antes com o motorista ou guia e pedir para almoçar em Valparaíso, gastronomia rica e preços bem melhores!

Vina Del Mar

Vina Del Mar


Vale do Maipo – Embalse El Yeso – Termas Del Plomo

Esse é um passeio que vale a pena ir com uma agência ou alugar um 4×4 para uma aventura. A paisagem é magnífica, as termas são deliciosas para relaxar e ainda é possível tomar um banho de lama negra rica em sais minerais.

O passeio incluía uma trilha que durou quase 3 horas, eu não fiz, preferi ficar nas termas e fazer um banho de lama. Quem fez a trilha visitou mais um lago, porém só pode ficar uns 5 minutinhos nas águas quentinhas e relaxantes.

Existem outras termas no Chile, mas muita gente reclama da água cheia de lama ou de lugares lotados. Como esse passeio para as Termas Del Plomo não é tão comum e poucas agências fazem, o local acaba sendo mais preservado e reservado. Fui em um final de semana e mesmo assim não havia muita gente. Embora estivesse sol, o vento é forte e frio. As termas estavam convidativas para o banho.

DICA BRAVONEWS: No inverno o caminho para as Termas Del Plomo fecha devido o excesso de neve, então certifique antes de marcar este passeio. O ideal é confirmar tudo quando estiver em Santiago.

Eu fiz o passeio pela http://www.lahuentour.cl/ conversei e fechei tudo com o proprietário da agência de passeios Jose Adolfo.

Cordilheira dos Andes - Caminho das Termas

Cordilheira dos Andes – Caminho para as Termas Del Plomo

Chumbo Termas

Chumbo Termas

 VINÍCOLAS

O Chile esta repleto de vinícolas e todo turista que se preze visita uma. A Concha Y Toro é uma das mais populares, porém já se tornou uma grande multinacional, por isso decidi visitar uma mais charmosa, tradicional e que não fosse tão comercial. Undurraga foi a escolhida, a vinícola é linda e  florida.

Existem diversas empresas que fazem passeios para vinícolas, preferi ir por conta assim pude tirar várias fotos tranquilamente, comprei alguns vinhos, aproveitei ao máximo e ainda paguei 60% mais barato do que ir por uma agência.

Como chegar?

Você tem duas opções: 1– Pegar o metrô e descer na estação Central onde fica o terminal San Borja. Pegue o ônibus da Frota Talagante que te deixa na porta da vinícola Undurraga. Geralmente esse ônibus sai da plataforma 75.
O Caminho para o terminal é feito por dentro de um shopping. É fácil de chegar, tem placas e qualquer dúvida pergunte ou siga o fluxo.

Opção 2 – Pegue o metrô e desça na estação Del Sol da linha verde, quando sair do metro você estará em um pequeno terminal e lá você pega o ônibus da Frota Talagante que te deixa na porta da Vinícola.
Para voltar você pega o ônibus em frente a vinícola, do outro lado da rua e desce no metrô.

O guia da vinícola conduz toda a visita e explica todos os passos da fabricação dos vinhos.

O tour funciona todos os dias. Você deve ligar e agendar um horário.
Reservas: visit@undurraga.cl
Tel. +562 23722850
www.undurraga.cl

Vinícola Undurraga

Vinícola Undurraga

Vinícola Undurraga

Vinícola Undurraga 

 

12 thoughts on “TOUR POR SANTIAGO – Roteiro, dicas e sugestões de lugares”

  1. Vou ao Chile em Setembro (Sozinho na cara e na coragem), realmente não sei nada e espanhol e vou me aventurar (Vou estudar 40 dias o básico de perguntas).
    Gostaria de Visitar a Estação de Esqui, Vinícola, Valparaíso e Viña Del Mar, O Parque Florestal (Vi com você que lindo ele!) e o Tour pela cidade.
    Comprei um pacote com 3 diárias, será que dá?
    Outra coisa eu queria comprar Souvenir e um vinho.
    Acha que dá para fazer tudo? O Ruim do Esqui é que ficam o dia todo e eu só queria ficar um pouco para conhecer a neve mesmo.

    Se for possível me indicar o Whatssapp de alguém para já ir tratando daqui do Brasil ficaria agradecido.

    1. Os contatos que tenho no Chile são os postados no blog. É pouco tempo, mas dá para conhecer alguns lugares sim. Sobre os vinhos, você pode comprar nos mercados e adegas da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *