Para começar, aviso: o filme não é sobre a Lady Gaga.
Você gosta de dança? É bailarino? Aprecia a comunicação corporal através da dança? Então este filme é obrigatório. Caso não se enquadre nas alternativas acima, assista mesmo assim. Aposto que seus conceitos sobre a dança mudarão.
Dirigido por Tomer Heymann, o filme conta a trajetória de Ohad Naharin, diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv. Considerado um dos mais importantes coreógrafos do mundo.
A genialidade de um homem que tem a dança pulsando dentro de si desde a infância é contada em um documentário filmado durante 8 anos.
Entrevistas, ensaios íntimos, trechos de apresentações, bastidores de espetáculos e parte do arquivo pessoal do coreógrafo traz a compreensão da dança moderna de forma orgânica.
Analisando o filme, no quesito técnico, tive a sensação de que faltou um pouco de independência do diretor. Por exemplo, Naharin conta uma mentira sobre o porquê começou a dançar e só na metade do filme a verdade é revelada. Faltou alguns questionamentos, alguns temas não foram aprofundados. O ambiente político e as consequências de algumas ações da companhia de dança poderiam ser mais explorados.
Mesmo com as críticas, vale a pena assistir. Você irá conhecer um pouco mais sobre o universo do balé.
Gaga é o método desenvolvido por Naharin onde qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física, consegue se manifestar através da dança. A atriz Natalie Portman, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “Cisne Negro” é uma das adeptas desta filosofia do movimento.
Veja e tire suas próprias conclusões. Uma coisa vou dizer, quando cheguei em casa tive vontade de dançar feito louca. Foi bom!
“As sementes deste filme foram plantadas há 20 anos, quando eu vi pela primeira vez o Grupo de DançaBatsheva, de Naharin, no palco. Minha cabeça e meu coração sofreram uma convulsão gigante, como um coquetel excelente de álcool e drogas, mas sem álcool e sem drogas. Um contínuo movimento, música, energia, sexualidade, sensualidade e dançarinos que fazem você se apaixonar sem saber o porquê. A partir daquela noite, eu me tornei um consumidor obsessivo da arte da dança do Batsheva. Naharin é um osso duro de roer, uma pessoa muito complexa e de caráter contraditório, o que o torna um assunto fascinante para um documentário”, disse o diretor Tomer Heymann.
Ficha Técnica
Gaga – O Amor Pela Dança
Título original: Mr. Gaga
Diretor: Tomer Heymann
Música: Ishai Adar
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Duração: 1h39
Distribuição: Vitrine Filmes
Programação de 6 a 12 de abril
São Paulo
Caixa Belas Artes – 19h30
Cinesala – 18h
Espaço Itaú de Cinema Augusta – 15h50, 17h50, 19h50, 21h50
Rio de Janeiro
Cine Santa Teresa – 17h10
Cine Star Laura Alvim – 17h, 19h, 21h
Espaço Itaú de Cinema Botafogo – 22h (exceto segunda-feira)
*Clube do Professor: Sábado 11h00
Espaço Rio Design Barra – 18h00
Estação Net Ipanema – 17h10, 21h10
Estação Net Rio – 16h50, 21h20
Belo Horizonte
Cine Belas Artes – 16h, 18h
*Clube do Professor: Sábado 11h
Cine 104 – 20:30 (quinta, sexta e sábado)
Porto Alegre
Cinemateca Paulo Amorim – 15h, 19h
Guion Center – 13:35, 17:15 (diariamente)