GAGA – O AMOR PELA DANÇA

Para começar, aviso: o filme não é sobre a Lady Gaga.

Você gosta de dança? É bailarino? Aprecia a comunicação corporal através da dança? Então este filme é obrigatório. Caso não se enquadre nas alternativas acima, assista mesmo assim. Aposto que seus conceitos sobre a dança mudarão.

Dirigido por Tomer Heymann, o filme conta a trajetória de Ohad Naharin, diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv. Considerado um dos mais importantes coreógrafos do mundo.

A genialidade de um homem que tem a dança pulsando dentro de si desde a infância é contada em um documentário filmado durante 8 anos.

Entrevistas, ensaios íntimos, trechos de apresentações, bastidores de espetáculos e parte do arquivo pessoal do coreógrafo traz a compreensão da dança moderna de forma orgânica.

Analisando o filme, no quesito técnico, tive a sensação de que faltou um pouco de independência do diretor. Por exemplo, Naharin conta uma mentira sobre o porquê começou a dançar e só na metade do filme a verdade é revelada. Faltou alguns questionamentos, alguns temas não foram aprofundados. O ambiente político e as consequências de algumas ações da companhia de dança poderiam ser mais explorados.

Mesmo com as críticas, vale a pena assistir. Você irá conhecer um pouco mais sobre o universo do balé.

Gaga é o método desenvolvido por Naharin onde qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física, consegue se manifestar através da dança. A atriz Natalie Portman, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “Cisne Negro” é uma das adeptas desta filosofia do movimento.

Veja e tire suas próprias conclusões. Uma coisa vou dizer, quando cheguei em casa tive vontade de dançar feito louca. Foi bom!

Ohad Naharin e o diretor Tomer Heymann

As sementes deste filme foram plantadas há 20 anos, quando eu vi pela primeira vez o Grupo de DançaBatsheva, de Naharin, no palco. Minha cabeça e meu coração sofreram uma convulsão gigante, como um coquetel excelente de álcool e drogas, mas sem álcool e sem drogas. Um contínuo movimento, música, energia, sexualidade, sensualidade e dançarinos que fazem você se apaixonar sem saber o porquê. A partir daquela noite, eu me tornei um consumidor obsessivo da arte da dança do Batsheva. Naharin é um osso duro de roer, uma pessoa muito complexa e de caráter contraditório, o que o torna um assunto fascinante para um documentário”, disse o diretor Tomer Heymann.

Ohad Naharin e sua primeira esposa, a bailarina Mari Kajiwara

 

Ficha Técnica

Gaga – O Amor Pela Dança
Título original: Mr. Gaga
Diretor: Tomer Heymann
Música: Ishai Adar
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Duração: 1h39
Distribuição: Vitrine Filmes

 

 

Programação de 6 a 12 de abril

São Paulo

Caixa Belas Artes – 19h30

Cinesala – 18h

Espaço Itaú de Cinema Augusta – 15h50, 17h50, 19h50, 21h50

Rio de Janeiro

Cine Santa Teresa – 17h10
Cine Star Laura Alvim – 17h, 19h, 21h
Espaço Itaú de Cinema Botafogo – 22h (exceto segunda-feira)
*Clube do Professor: Sábado 11h00
Espaço Rio Design Barra – 18h00
Estação Net Ipanema – 17h10, 21h10
Estação Net Rio – 16h50, 21h20

Belo Horizonte

Cine Belas Artes – 16h, 18h
*Clube do Professor: Sábado 11h
Cine 104 – 20:30 (quinta, sexta e sábado)

Porto Alegre

Cinemateca Paulo Amorim – 15h, 19h
Guion Center – 13:35, 17:15 (diariamente)