HISTÓRIAS E RIMAS – on line e grátis!

O documentário foi gravado entre 2009 e 2019. Estará disponível gratuitamente no Festival In-Edit Brasil, que este ano será on line.

Dirigido por Rodrigo Gianette conta com depoimentos de Mano Brown, Thaíde, Marcelo D2, Negra Li, Dexter, Tássia Reis, Black Alien, Emicida aparece novinho, Karol Konka, antes do tombo, Projota também, entre outros.

O longa mostra um pouco dos cenários onde os artistas cresceram, sua relação com as pessoas do bairro, com a família e a inspiração de cada um deles. Sua história com o rap, o início, as influências e fluências da rima e do cotidiano.

Alguns rappers estadunidenses também participam. É justamente essa parte que poderia ser excluída, com isso o longa, que tem uma pequena barriga, ficaria muito mais interessante e dinâmico. Sem contar que essa foi a contribuição machista que o documentário não precisava.

Enquanto os brasileiros cantavam sobre a realidade de sua comunidade, a luta pela sobrevivência, as mulheres rimavam contra o machismo e sobre a exaltação do povo. Os made Estados Unidos, cantava, sobre a objetificação das mulheres e um deles soltou essa rima:

Tô cansado das contas, pensão alimentícia é um saco, só porque ela mentiu sobre estar tomando pílula, Me (sic) colocou numa situação difícil, ainda amo meu filho”. Coitadinho do rapper maduro e barbado que não tem consciência de sua própria responsabilidade. Só com muita ironia para ouvir e ainda digitar esse “verso”.

A maior parte do documentário é com as artistas e os artistas brasileiros. A qualidade do conteúdo deles é um destaque. A Negra Li aparece no final, achei que poderia ter sua história mais bem aproveitada e também senti falta de mais mulheres, já que elas estavam em 7 e os homens somavam 49. Emicida aparece pontualmente, ainda não fazia tanto sucesso como hoje, poderia ter tido uma participação maior.

No geral, vale a pena assistir pela parte da galera brasileira que foi entrevistada para o documentário “Histórias e Rimas”.

Serviço

Estreia de Histórias e Rimas

Festival In-Edit 2021
Data: 25 de junho
Horário: 22h, acesso gratuito com limite de visualizações pelo site
in-edit-brasil.com
 

Sobre o Festival

O In-Edit Brasil é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda. No Brasil, o IN-EDIT acontece desde 2009. A 13ª edição do Festival será realizada de forma online, de 16 a 27 de junho, com mais de 50 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial, anuncia a programação de 2021.Pelo segundo ano consecutivo, devido à covid-19, o festival acontece de forma online, alcançando todo território nacional. Toda a programação estará disponível na plataforma do festival, in-edit-brasil.com

Trailer